Neurocognição da Memória

31 Maio, 2007 at 10:17 am 3 comentários

Abaixo estão mencionadas três áreas cerebrais e suas funções essenciais a nível cognitivo. Áreas esses consideradas essenciais para a nossa atenção e memória e cujas lesões seriam muito notórias e prejudiciais à mesma.

Córtex – pensamento, resolução de problemas e recordação.

Cerebelo – memórias”motóricas” (relacionadas com os movimentos, acções, processos motores.

Hipocampo – processamento de novas informações, acesso ao conteúdo emocional, pathways…

Em seguida é apresentada uma figura que ilustra bem a localização das três áreas mencionadas anteriormente, entre outras.

sistema-limbico.jpg

Entry filed under: Neurocognição.

Código Deontológico Cérebro

3 comentários Add your own

  • 1. anonimo  |  05 Junho, 2007 às 3:08 pm

    Cara Susana, como leitor assíduo do seu blog, vejo que você se interessa pela psicologia mais do que é normal para um comum estudante. Por isso lhe proponho pesquisar e escrever um artigo sobre algo que me fascina, o “deja vu”. Estou certo que, estando dentro do assunto, lhe será mais fácil encontrar o material necessário e expo-lo para o leitor leigo de forma acessível.
    Será com muito agrado que lerei essa entrada do blog, assim como todas aliás.

    À espera do artigo,
    um Leitor Anónimo

    Responder
  • 2. susanacosta  |  05 Junho, 2007 às 8:18 pm

    Leitor Anónimo, agradeço imenso o seu comment e também acho pertinente tocar nesse assunto, no entanto, e como deve saber, informações referentes ao tema são difíceis de encontrar. Poderei portanto demorar a publicar um post referente ao tema “déjà vu”.

    Muito obrigado,
    Susana

    Responder
    • 3. KEITI CAVALCANTI  |  12 Março, 2011 às 2:42 pm

      tenho uma lesão na parte esquerda do cérebro,minha neuro.não sabe a causa…e tive também perda de massa branca..
      me interecei por esse assunto porque tive perda da memória e ainda tem algumas coisas que não me lembro,e minha coordenação para caminhar ficou bem prejudicada,mas com o tempo tive uma melhora boa..me diga se a lesõa pode estar em algum lugar sitado acima,GRATO

      Responder

Deixe uma Resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Traduzir

Calendário

Maio 2007
D S T Q Q S S
« Abr   Jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

E-mail

Qualquer dica ou sugestão que tenham, assim como críticas ao blog, por favor enviem-me um E-mail para Enviar Mail

Visitas

  • 208,883 visitas

